domingo, 23 de março de 2014

Seniores: Vitoria sobre Santa Maria cantada á Capela




Emoção e incerteza até ao apito final. Os Seniores do Ninense voltaram aos triunfos este Domingo na vitoria arrancada a ferros por uma bola a zero sobre o Santa Maria. Um jogo de nervos , com os ultimos minutos a serem vividos intensamente como já há muito não se via, com expulsões e muita entrega e espirito de sacrificio nos ninenses.
Bruno Silva foi lançado no onze inicial contra a sua antiga equipa, e acabou por fazer uma boa partida, até ser substituido. 
O primeiro sinal de perigo partiu dos pés de Tico, que logo aos dez minutos escapou pela esquerda, mas o remate em arco saiu ao lado da baliza do ninense Andre Ferreira. Na resposta, lance bem desenhado com Helder Guimaraes a servir Madior que centra com perigo, mas o central barcelense a desviar para canto , quando Capela se preparava para cabecear. O jogo serenou e só voltou a registar perigo perto da meia hora de jogo, com o Ninense a rondar por varias vezes com perigo a baliza de Joao Luis. Emerson de cabeça ainda levantou o publico no Estadio mas a bola saiu a centrimetros ao lado. Já perto do intervalo, Helder Guimarães cobra um livre direto, mas a bola sai por cima. 
O intervalo chegou rapidamente , numa partida onde registava um enorme dominio dos locais, com mais posse de bola, com mais querer , mais garra. O Santa Maria vinha com a lição estudada em esperar por um erro defensivo, algo que não se viu no primeiro tempo, pelo que o segundo tempo teria de procurar algo diferente.
Tiago Fernandes reencontrou a sua antiga equipa com uma grande exibição
Puro engano. O Santa Maria acabou por trazer a mesma atitude para a etapa complementar que levara para o balneario ao intervalo, mas desta feita pagou a factura. Aos quatro minutos, Joao Cruz remata com perigo, mas a bola sai ao lado. Pouco depois dupla substituição, com Renato e Ruizinho a entrarem pelos famalicenses. O jogo continuou com sinal mais dos ninenses, e com o Santa Maria a espreitar a oportunidade. Aos vinte minutos, Helder Rocha atrasa mal, e Rui Gomes fica completamente isolado frente a Andre Ferreira , que destemido , faz bem a mancha e evita o golo visitante. O jogo começou a conhecer alguma dureza, com  David Freitas e Venú a receberem cartão amarelo em escassos minutos. A sete minutos do final, golo do Ninense. David combina com Ruizinho, e o extremo ninense faz um passe a mais de trinta metros onde Capela aparece letal de cabeça e marca o golo do Ninense. Um premio justo para um dos melhores em campo, incansavel a correr atrás da bola. 

Golo solitario de Capela devolveu esperança aos ninenses
Quem não achou muita graça foram os jogadores do Santa Maria. Contentes com o pontinho, viam-se agora a escassos minutos de averbar uma derrota , onde pouco fizeram para a evitar. 
Os minutos finais foram de grande tensão. Numa bola perto da linha lateral ainda no meio campo visitante, gera-se alguma confusão, com uma entrada perigosa sobre um jogador ninense. Na confusão, o jogador barcelense Bispo dá uma cotovelada pouco católica no rosto do capitão ninense, mas tudo o que o trio de arbitragem vê são os protestos efusivos de dois jogadores ninenses David e Emerson, que lhes valem respectivos cartões vermelhos. Com menos duas unidades em campo, os quatro minutos de descontos dados pelo arbitro da partida pareciam infindaveis, com Renato e Andre Ferreira ainda a amealharem cartão amarelo por atraso na reposição de bola. 
Os visitantes ainda espreitaram o golo, mas a vontade férrea levou a melhor, e o Ninense registou importante vitoria sobre o adversario, onde em abono da verdade, venceu a equipa que arriscou e mais procurou o triunfo. 
No final da partida, o treinador-adjunto Miguel Ferreira descreveu o estado de espirito da equipa.

"Os jogadores foram fantasticos, com muito carater, entrega e determinação durante todo o desafio. Temos razões para estarmos satisfeitos. Esta vitoria não nos tira do caminho, que é tentar vencer jogo a jogo. Tinhamos consciencia que este era um jogo importante, e conseguimos interiorizar bem esse espirito durante a semana de trabalho. Pena que o trio de arbitragem quisesse ser protagonista nos minutos finais, mas foi o que o arbitro decidiu , pelo que agora somamos mais duas baixas para o jogo em Valença num plantel que é curto. "
Miguel Ferreira, treinador-adjunto do Ninense 

Ficha de jogo

Campeonato Nacional de Seniores
Complexo Desportivo Ninense 

AD NINENSE 1 - SANTA MARIA 0 

Arbitro : Duarte Oliveira com Licinio Vieira e Xavier Fernandes ( AF BRAGA) 

Pelo Ninense jogaram: Andre Ferreira , Helder Rocha, David, Joao Cruz ( Renato 56'), Capela , Bruno Silva ( Ruizinho 56'), Diop (Fabio 87'), Tiago Fernandes, Madior, Helder Guimaraes, Emerson. 
Treinador: Jorge Regadas

Pelo Santa Maria jogaram: Joao Luis, Tico, Tiago Costa, David Freitas, Miguel , Venú, Lamosa, Veiga, Telmo, Rui Gomes ( Rui Silva 67'), Hugo Torres (Bispo 79'). 
Treinador: Nuno Sousa

Marcador: Capela ( 83') 

Disciplina: Amarelos: Emerson (25'), David Freitas (64'), Venú (68'), Madior (87'), Helder Guimarães (87'), David (87'), Andre Ferreira (90') e Renato (90'). 
Vermelhos:  Emerson (88' direto) , David ( duplo amarelo 87' + 88'). 


Sem comentários:

Enviar um comentário