domingo, 23 de dezembro de 2012

Seniores do Ninense passam na Taça

André em corte acrobático, entrou para o lugar do lesionado David
Os seniores do Ninense estão na 3ª eliminatoria da Taça AF BRAGA tendo  conseguido a reviravolta numa eliminatória emocionante onde a passagem foi decidida até ao ultimo minuto regulamentar.
A equipa do Pousa , um dos bons conjuntos a militar na primeira divisão, trazia do jogo da primeira  mão a magra vantagem de uma bola a zero. 
Numa partida que marcou alguns reencontros, com Bogas , Né e o tecnico Agostinho a regressar a Nine, João Salgueiro prometera um Ninense ambicioso na prova e fez alinhar Pedro, Nuno e Oscar no onze inicial.  Com a  desvantagem na eliminatoria, foram os famalicenses quem mais procuraram  a baliza na primeira parte, ainda que tenham criado poucas oportunidades de golo. Logo no inicio da partida, David sai lesionado e André entra para o seu lugar. No primeiro tempo , apenas se registaram dois lances de perigo, com Alvaro a aparecer isolado , mas a rematar ao lado. Já perto do intervalo, Zé Luis cabeceou na grande area , mas a bola saiu por cima do travessão da equipa forasteira.
Ao intervalo, perante um Pousa mais expectante, Joao Salgueiro faz entrar Bruno Silva para o lugar de Alvaro. A partir do primeiro minuto da segunda parte, o golo anunciava-se sucessivamente nas redes do Pousa. Cesar Marques cabeceou por cima do travessão , e Bruno Silva copiou o colega logo de seguida , com um cabeceamento tambem a sair perto da baliza barcelense. Era o melhor periodo dos de Nine a encolherem os visitantes no ultimo terço do terreno. Pela meia hora, após varias chances falhadas pelos comandados de Joao Salgueiro, Bruno Silva teve cabeceamento certeiro , mas o central  visitante corta a bola com a mão. O arbitro não hesita na marcação de grande penalidade, mas Ruizinho, um dos melhores em campo esta tarde, permitiu a defesa do guardião do Pousa. A equipa de Nine sentiu o golo falhado, mas não baixou os braços. João Salgueiro arriscou tudo, e Cesario juntou-se ao ataque para o lugar de Pedro. 
Perante tamanho caudal ofensivo, com uma segunda parte de alto nivel , o golo marcado por Cesario ao minuto 89 deu um toque de justiça ao resultado. 
Numa insistencia , Cesario remata cruzado e empata a eliminatoria. 
Cesario entrou e marcou o golo do empate 
Foi um rude golpe para os forasteiros, que tinham mantido as suas redes inviolaveis por quase toda a partida. O prolongamento trouxe um Pousa mais afoito , já que agora tambem precisava de marcar. No entanto logo aos cinco minutos , um erro grave do juiz da partida quase sentenciava a partida. Cesario, penetra na grande area visitante e quando se prepara para rematar com apenas o guarda-redes pela frente, é abalroado por um defesa do Pousa. A opinião de existencia de falta foi unanime, mas o juiz da partida , incrivelmente penaliza Cesario com segundo amarelo e consequente expulsão, por alegada simulação do centro-campista ninense.

O sentimento de injustiça pairava no ar, e esse facto trouxe forças adicionais aos comandados de João Salgueiro para discutir a partida sem recurso ás grandes penalidades. Mesmo com menos uma unidade, foi o Ninense que assumiu os riscos da partida nos momentos finais. A unica chance do Pousa ocorreu nos minutos finais , com Né a escapar pela direita, mas Turra a chutar muito por alto. Pouco depois, nova cabeçada de Bruno Silva , com a bola a bater com estrondo na barra da baliza. O relogio marcava os cinco minutos finais do prolongamento , e quando muitos esperariam já pelos penalties, eis que aparece Ze Luis com um golo de antologia, daqueles que se deveriam ver e rever vezes sem conta. O avançado ninense, pega a bola no meio campo, finta três adversarios, e aplicando um monumental chapeu, chuta para a baliza , fixando o resultado final em dois a zero.
Ze Luis carimbou passagem na Taça com grande golo 
O jogo de hoje acabou por ser uma partida de sofrimento, mas ao mesmo tempo uma prova do caracter e vontade deste grupo de trabalho. A equipa esteve solidaria, e não fosse algum desacerto na hora de finalizar, o resultado poderia ter sido outro.
É tempo de descansar e a equipa tem de recuperar energias para o que vem em 2013.


" Muita gente substima o valor das equipas de primeira divisão, mas nós sabiamos da qualidade do Pousa, que tem bons jogadores, e do quanto iria ser dificil esta eliminatoria. No entanto, mesmo o facto de conseguirmos o segundo golo já no final da partida, não tira o valor da nossa vitoria"

João Salgueiro
(Treinador do Ninense)


Sem comentários:

Enviar um comentário