quinta-feira, 26 de abril de 2012

Quarenta e dois anos de história ininterrupta

Um dos primeiros "Onzes" do Ninense


A Associação Desportiva Ninense nasceu em 30 de Junho de 1970, ainda muitos jovens da freguesia “andavam na guerra”, na Guiné, em Angola e Moçambique. A dor da guerra e as lágrimas de sangue pelos “mortos em combate” viveram ainda de braço dado com a alegria do desporto e os gritos de entusiasmo dos golos, até Abril de 1974.
      O Ninense “nasceu” nesse tempo de fim de ciclo, com uma conversa ao calor de uma lareira na Casa do Carvalho, no Landeiro, com Alfredo Novais, Chico Carvalho, Manuel Carvalho, Abílio Faria e o Padre Alberto Faria. Depois, por conselho de alguém foram falar com os “ Homens da Terra”: Amadeu Marques, Adriano Sampaio, Abílio Cantim, Zé Cantim, Zeca Pinto, Chico Oliveira, Manuel do Jaime, Domingos Martins, Jaime Costa, Casimiro Pereira, entre outros. 


"Banco" do Ninense na decada de 70

Com as imagens e as jogadas na cabeça do Mundial 66 e o futebol Nacional a viver tempos áureos, por todo o lado surgiam clubes e associações desportivas. Ontem como hoje, foram os pequenos clubes da terra que fomentaram o desporto, a educação física e as bases do movimento associativo. Em Nine , o grupo que tão fervorosamente se juntou , transformaram um campo de batatas e centeio num parque de jogos. Houve uma inauguração cheia de pompa e circunstancia , com “milhares de almas apesar da chuva” , como rezava um grande titulo de uma publicação local. 
        O equipamento, que ainda hoje se mantêm , á VASCO da GAMA, foi oferecido pelo “brasileiro” Alfredo Pinto. Já os papeis e os Estatutos ficaram a cargo daquele que seria o primeiro presidente do Ninense, o saudoso Amadeu Marques. 
O primeiro jogo oficial , em 1971 , foi para a Taça da AF Braga, no Maria da Fonte, na Povoa de Lanhoso. O Ninense acabaria por perder por uma bola a zero, “roubado “ dizem as crónicas da altura.
       Com um historial rico de quarenta anos de actividade desportiva continua e permanente, só possível pela dedicação sem limites, pela vontade férrea de vencer e ultrapassar obstáculos, pelo esforço continuado e resistente de dirigentes , atletas , sócios e do povo de Nine que nunca deixaram  cair , mesmo em momentos conturbados de grandes dificuldades, a sua Associação Desportiva . 



Governador Santos da Cunha e Padre Carlos em dia festivo para a coletividade


Em 2001, o clube inaugurava o Complexo Desportivo Ninense, onde está sediado até hoje. O ano de 2010 foi também ele, um ano marcante na vida do clube, com a inauguração do Relvado sintético no campo principal e a construção de um mini-campo sintetico nas imediações do clube. Já em termos desportivos, o Ninense conseguiu este ano o “regresso” á Divisão de Honra da AF BRAGA, sendo o Campeão destacado da serie A da 1ª Divisão.
A nível de formação, 2012 será também o ano em que o clube atingiu a marca histórica de 200 atletas.
Comemoração de Quarenta anos ao serviço da comunidade 
           

3 comentários:

  1. Um belo texto, sim senhor... Quase me apetece ler mais sobre a história do clube e sobre as histórias que fizeram o clube. Faltam oito anos para o cinquentenário, talvez se devesse começar a pensar numa recolha de memória... Fica o desafio.

    ResponderEliminar
  2. Desafios não Faltam é preciso e gente para TRABALHAR para continuar a fazer História.

    ResponderEliminar
  3. a ke horas e o jogo do nine amanha

    ResponderEliminar