quinta-feira, 22 de setembro de 2011

AF BRAGA extingue 2ª Divisão de Juniores


A AF BRAGA determinou através do Comunicado nº 40 de 21 de Setembro a extinção do campeonato de Juniores da 2ª Divisão.
Após um ano de transição com a criação de uma Divisão de Honra, e face á desistência de muitas equipas, o numero de equipas inscritas nos campeonatos distritais de Juniores eram “poucas” , dado que apenas existem , e caso não hajam desistências de ultima hora, 19 equipas para participarem na 2ª Divisão.
Face a tal cenário, a Associação determinou que essas 19 equipas sejam “promovidas” á 1ª Divisão, juntando-se aos 28 clubes da 1ª Divisão.
Num total de 47 inscritos, as equipas serão alinhadas em três series, ficando duas series com 16 equipas cada e uma outra com 15 equipas.
Na época seguinte, caso aumente o número de equipas participantes, a Associação voltará com a 2ª Divisão.

Apesar de esta ser talvez a única solução para resolver este imbróglio, será que a formação saiu a ganhar com os ajustamentos recentes ? Certamente não. A criação de uma Divisão de Honra visou o aumento da competitividade, mas descuidou a problemática dos custos dos clubes nos escalões de formação, com deslocações longas e onerosas para os clubes, já que todos sabem que não existem receitas de bilheteira e os patrocínios são escassos nestes escalões.
É a famosa parábola da manta. Puxa-se de um lado, destapa-se do outro. Em tempos de recessão, foram muitos os clubes que abdicaram das suas equipas de formação, veja-se por exemplo o Águias de Alvelos, que nos últimos anos tinha excelentes equipas de juniores, iria competir este ano na Divisão de Honra e pura e simplesmente, desistiu. Agora há poucos participantes para a 2ª Divisão...

Por outro lado , esta será mais uma época de indefinição, onde se jogará sem regras estabelecidas , já que só lá para o final é que se saberá quantas equipas sobem ou descem de escalão; e se o cenário se repetir para o ano, se calhar ninguém desce de divisão…

Sexta há sorteio da Taça

Enquanto não se definem os alinhamentos das series , e perante tamanha revolução no escalão junior, irá se proceder na proxima Sexta pelas 18:00 , o sorteio da Taça AF BRAGA.

Clique na imagem para ler o comunicado integral da Associação

Sem comentários:

Enviar um comentário