quinta-feira, 11 de agosto de 2011

André Cunha: dos Distritais à Liga



In: a.bola.pt  11 Agosto 2011
Foi sénior precoce, pois aos 16 anos alinhou na II Divisão Nacional de futsal, no ACDR Cambeses, emblema da freguesia de naturalidade. Passou para o futebol de onze, iniciando uma nova aventura nos Distritais da AF Braga, no Ninense. Seguiu, então, um percurso ascensional no futebol de onze, degrau a degrau, até atingir a Liga.
Passou por todos os campeonatos e, aos 33 anos, André Cunha está a viver o ponto mais alto da carreira. Sem deslumbramentos.
«Se jogar frente ao Benfica, na primeira jornada da Liga, cumpro um dos objectivos da minha carreira», assinalou orgulhoso o médio do Gil Vicente, convicto, no entanto, que enfrentará dificuldades. «Mais ou menos, não sei, mas há até quem diga que é mais fácil jogar na Liga do que nos patamares inferiores», abordou este tema, disposto a ultrapassar «um testes às qualidades» que evidenciou no ano passado como titular do campeão da Liga Orangina. Um estatuto que procura manter, apesar de uma concorrência forte pelos lugares no centro do terreno. O cenário, mesmo assim, não é tido como adverso.

«Ter qualidade na equipa só é bom. Obriga qualquer jogador a estar atento, a trabalhar mais, a estar igualmente concentrado e a refinar ainda mais as qualidades», é a aposta para continuar a merecer a confiança do treinador Paulo Alves, sem que a preocupação com o individual esteja no topo das prioridades. «O que interessa é o Gil Vicente garantir a permanência», fundamentou.

Todo o terreno

André Cunha tem outra curiosidade na carreira. Já foi ponta-de-lança, veste a pele de centrocampista... «E até já fui defesa. No tempo dos Distritais», interrompeu. Ser polivalente é vantajoso. «Permite-me ter um melhor conhecimento de todas as posições e facilita a minha acção no campo por antecipar as reacções dos adversários», explicou, confessando sentir-se bem nas funções que lhe são atribuídas por Paulo Alves. «Esta é a minha posição. Sei disso desde sempre, mas alguns treinadores achavam que era possante o suficiente para combater com os centrais», rematou o futebolista.



1 comentário:

  1. Tó barbosa ja joga na liga zon sagres ah pois é ! Grande Tó..

    ResponderEliminar